quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Semana do Vinho VII – Vinho e Saúde

No dia 24, hoje, começou o 2º Simpósio Vinho e Saúde, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, iniciativa da Associação Brasileira de Enologia (ABE), com o apoio da Embrapa Uva e Vinho. Vai até sexta-feira. Dirigido a profissionais da área médica e afins e também ao público em geral, o evento reune um elenco de especialistas do tema com o objetivo de estabelecer um fórum para discussão de estudos e pesquisas relacionadas aos efeitos do vinho e do suco de uva à saúde.
Estudiosos e pesquisadores de sete países se revezarão em palestras, painéis e conferências que abordarão assuntos como: ‘Coração e Pulmão X Suco e Vinho’, ‘Os Efeitos Positivos do Vinho contra a Progressão da Demência’, ‘Vinho e Doenças de Alzheimer e Parkinson’, entre outros. Além disso, temas como a vinoterapia e a relação do consumo moderado da bebida com hábitos saudáveis de vida também integram a programação do evento. Está confirmada a participação de palestrantes do Brasil, Alemanha, Chile, França, Itália, Espanha e Estados Unidos.
As últimas pesquisas envolvendo a temática do Simpósio também estarão em evidência no evento. Expostos em painéis e apresentados em forma de pôsteres, estudos realizados por universidades e instituições públicas e privadas chamam a atenção para os efeitos benéficos à saúde do consumo moderado de vinho e suco de uva.
Interessados em prestigiar o II Simpósio Internacional Vinho e Saúde podem inscrever-se diretamente no local do evento. Encerrando a semana vitivinícola, será realizado no sábado, 27, a XVI Avaliação Nacional de Vinhos que, neste ano, ocorrerá de forma simultânea no Parque de Eventos de Bento Gonçalves e, através de vídeo-conferência, no Hotel Deville Rayon em Curitiba. Os 16 vinhos selecionados por uma comissão de enólogos entre mais de 300 inscritos na ABE serão degustados por um grupo de especialistas e pelo público. Haverá mais de mil degustadores.
Também estarei entre os degustados, em Bento Gonçalves, e prometo trazer as informações na próxima edição do blog.

Nenhum comentário: