segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Selecionados os vinhos para a degustação

Um time de enólogos participou da degustação de confirmação da XVI Avaliação Nacional de Vinhos na última quinta-feira (11), no Ristorante Don Ziero junto a Vinícola Cordelier, em Bento Gonçalves. Eles degustaram os 16 vinhos classificados entre os 30% mais representativos da Safra 2008 que serão apresentados a um público de cerca de mil pessoas em Bento Gonçalves e Curitiba no dia 27 de setembro. A degustação, novamente realizada às cegas, confirmou os vinhos que receberam maior pontuação conforme avaliação dos 75 enólogos que participaram da degustação de seleção.
Agora é esperar o dia 27 de setembro para conhecer os vinhos mais representativos, ocasião em que os resultados serão apresentados para o público. Promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), a XVI Avaliação Nacional de Vinhos ocorrerá de forma simultânea, através de vídeo-conferência, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves e no Hotel Deville Rayon em Curitiba. O evento segue este formato desde 2006 quando foi realizado em São Paulo e no ano passado, no Rio de Janeiro. Em 16 edições, o evento soma mais de 9 mil apreciadores de vinhos e um verdadeiro batalhão de enólogos de todo o Brasil que já avaliaram 3.185 amostras.
Das 318 amostras inscritas por 62 vinícolas brasileiras (Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), somente 95 vinhos serão divulgados, o que corresponde a 30%, conforme determinam as normas internacionais da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e União Internacional dos Enólogos (UIOE). A Avaliação registra um aumento de 22% no número de amostras inscritas em relação a edição anterior que foi de 260 vinhos.
O sucesso do evento pode ser comprovado no rápido preenchimento das vagas pelos participantes. Nos últimos anos as inscrições se esgotam rapidamente. Este ano não poderia ser diferente. Diante disso, é necessário que os interessados fiquem atentos e antecipem sua inscrição, pois restam apenas algumas vagas.

Nenhum comentário: