quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Livro da Confraria do Cordeiro

O lançamento do livro “As melhores receitas da Confraria do Cordeiro”, dia 3 de setembro, na casa do Jornal do Comércio, na Expointer, foi um sucesso, sob todos os aspectos. Primeiro, na presença de público. Mais de 100 pessoas passaram pelo evento. Depois, pela qualidade das comidas. O chef Gustavo Ibarra Martins e sua Comparsa do Sabor – Jorge, Rogério e Caio – se saíram muito bem, preparando um carreteiro com carne de cordeiro trazida de Livramento por Claudino Loro, da Fazenda Santa Orfila. E, finalmente, pela venda de exemplares do livro, que entusiasmou os editores.
Citar todo mundo será difícil, mas é preciso destacar Mércio Tumelero, presidente do Jornal do Comério; Jenor Jarros, um dos proprietários do jornal; Heitor Gularte, secretáio estadual de Turismo, Odacir Klein, ex-secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul; e criadores como Luiz Fernando Nunes, presidente da Brastexel; Michel Nissel, presidente da Febrocarne; David Fontoura Martins, Claudino Loro, Cláudio Hatche, Rejane Corrêa, Rodrigo Hirt Rassier, de Butiá, Orlando Capra, e muitos jornalistas como Carolina Jardine, Edith Auler, Letícia Souza, Cleber Dioni, Vera Carneiro, Katya Dessessards, Gilberto Simões Pires e Lúcia, vários uruguaios de Salto, Montevidéu e Punta Del Este, como Javier Báez Frugone, da Direção Geral de Turismo de Punta Del Este; Alejandro Malo, Nelson Moreira, Horst Knorr e muita gente mais.
Agora, é preparar o lançamento a ser feito em Porto Alegre. Claudino Loro já garantiu os cordeiros que forem necessários e o Orlando Capra diz que a Camil coloca o arroz que for necessário. Vai ser difícil escolher, porque a Blue Ville também quer participar da festa. Também o pessoal da Dom Braga quer colocar sua caipirinha à disposição. Os interessados em adquirir o livro devem entrar em contato com Ario Mazzei – arioroberto@terra.com.br – ou Editora Palomas (51) 3228-2900. O livro custa R$ 50,00 mais despesas de correio.
O lançamento na Expointer foi inacessível para muitas pessoas que não costumam ir ao evento – e, por isso, vamos realizar outro, em Porto Alegre – mas foi feito lá para aproveitar a grande feira agrícola e de animais e reunir aqueles amigos que sempre estão presentes em Esteio. Muitos dos que não puderam ir mandaram mensagens de congratulações, como as jornalistas Denise Nunes e Balala Campos, e o industrial Paulo Vellinho, que escreveu: “Infelizmente problemas de ultima hora impediram-me de estar contigo nesta noite de 03/09, quando lanças o teu livro. Peço-te pois que releve minha ausência, mas não abro mão do teu livro autografado. Um abraço amigo. Paulo Vellinho.
Para quem não leu edições anteriores do blob, o livro é a segunda edição do livro "Confraria do Cordeiro", de 2003, devidamente revisto, ampliado, com mais texto, mais receitas e mais fotos. Além de contar a história da Confraria do Cordeiro, fundada há oito anos e que se reune toda a primeira segunda-feira de cada mês para preparar pratos com carne de cordeiro, conta um pouco da história da chegada da ovelha no Brasil e no Rio Grande do Sul, o atual estágio da ovinocultura no País e apresenta as receitas de alguns dos confrades. Foi publicado pela Editora Palomas em papel couché, capa dura, fartamente colorido, 120 páginas e tem prefácio do ex-ministro da Agricultura Marcos Vinicius Pratini de Moraes.
Uma coisa quero deixar bem claro: o sucesso do lançamento se deveu ao apoio que obtive dos colegas jornalistas para divulgação do evento. Não vou citá-los para evitar deixar algum de fora, mas amigos do Correio do Povo, de O Sul, do JC, de jornais e revistas segmentados, de televisões, da internet e, principalmente, de sites colocaram notas informando sobre o livro e o lançamento. Não citei a ZH porque não conferi se ela deu alguma coisa. Obrigado a todos – amigos são para estas coisas...

Nenhum comentário: