domingo, 14 de setembro de 2008

Brindando a Primavera

Para celebrar as chegada da Primavera, Leocir Vanazzi mostrou um exemplo do que a vinicultura francesa é capaz. Na noite de 12 de setembro, a uma semana da nova estação, a Vinhos do Mundo revelou os sabores dos vinhos da região do Jura. Uma noite à francesa com vinhos do Jura ocorreu no Espaço Enogastronômico da Avenida Cristóvão Colombo.
Os vinhos do Jura já estão nas prateleiras das lojas da Vinhos do Mundo. São seis rótulos excepcionais, das AOC (Appellation d’Origine Contrôlée) de Côtes do Jura e Macvin do Jura. A região produz vinhos mundialmente famosos, e fica entre a Borgonha e a Suíça. É de lá que vem os vinhos de palha (Vin de Paille), feitos com uvas colocadas para secar em estrados de palha ou madeira em quartos ventilados, no mínimo por dois meses, o que provoca um “hiperamadurecimento”, que melhora o corpo e a longevidade do vinho. Outro é o vinho amarelo (Vin Jaune), de uvas Savagnin – autóctones da região –, que são colhidas tardiamente. O mosto é amadurecido de seis a oito anos em tonéis de carvalho, período em que se forma uma película de microorganismos, o que confere a cor amarela e o aroma de nozes. Essa camada possibilita que o vinho tenha duração de até mais de um século.
O Jura é o resultado da dobra de camadas de calcário deitados no fundo do oceano primário, que originaram os Alpes. A paisagem é formada por montanhas cobertas de florestas que alimentam rios e vales surpreendentes, com imensas quedas de água, rios subterrâneos e lagos. É a terra de Pasteur, o pai da microbiologia e da família Peugeot, bem como da produção de relógios finos e dos queijos Comté.
A Vinhos do Mundo também tem à disposição a partir desta semana vinhos da Ilha de Córsega, das AOC de Corse Calvi e Patrimonio. A variedade de uvas produzidas pela Ilha de Córsega é proporcionalmente inversa ao tamanho do território. Ela origina quarenta tipos de uva, em especial tintas e rosés. A ilha é mais próxima da Sicília italiana do que da França, e é a terra natal de Napoleão Bonaparte, um dos grandes defensores e responsáveis pela expansão do vinho local.
O cardápio montado para o dia 12 foi excepcional:
Recepção: Anchoïade Chez Gilbert (Pasta de anchovas, alho e azeite de oliva)
Harmonização com Chardonnay Côtes de Jura Baud Pere e Fils 2003
Entrada: Salade de Roquefort , noix et endives Chardenoux (salada de roquefort, nozes e endívias)
Harmonização com Savagnin Côtes de Jura Baud Pere e Fils 2003
Primeiro Prato: Ravioles à la Crème du Laurieur et de la Sauge (Ravióli com creme, louro e sálvia)
Harmonização com Poulsard Côtes de Jura Baud Pere e Fils 2005
Prato Principal: Baeckeofe Caveau d’Eguisheim (Ensopado de carnes mistas à Alsaciana)
Harmonização com Trousseau Côtes de Jura Baud Pere e Fils 2005
Sobremesa: Tarte aux Framboises Café du Jura (Torta de framboesas a café du Jura)
Harmonização com Macvin du Jura Baud Pere e Fils

Nenhum comentário: