sábado, 23 de agosto de 2008

Vinho Sem Álcool. Será vinho?

A Sobrietà Bebidas Especiais comercializa há seis anos vinhos sem álcool produzidos na Serra Gaúcha. Desde o início da vigência da “lei seca” suas vendas deram um salto na ordem de 70%. Os vinhos são produzidos pela La Dorni feitos pela fermentação natural da uva, portanto com álcool como qualquer outro. Depois de finalizada a fermentação, o vinho passa por um processo de desalcoolização em Bandeirantes, no Paraná, onde é engarrafado. Durante esse processo não sofre nenhum processo químico, somente físico. Seus vinhos mantêm todas as características de um vinho normal: paladar, aroma e propriedades medicinais.

Quem pensa que vinho sem álcool e suco de uva são a mesma coisa, engana-se. O suco de uva é feito, geralmente, pelo cozimento da uva com açúcar e adicionado água. O vinho sem álcool é feito pela fermentação natural da uva (sem adição de água) e depois, desalcoolizado. Portanto são processos diferentes e com propriedades e benefícios diferentes. O paladar é diferente, é claro, dos vinhos com álcool. Nos vinhos suaves sobressai um gosto licoroso e os secos ficam com o paladar mais rascantes. Os produtores não contam, de jeito nenhum, o segredo desse processo que não deve ser simples, pois existem muito poucos vinhos sem álcool no mundo. Mas para os curiosos, informam apenas que não é um simples aquecimento para fazer o álcool evaporar.
Esse processo não é barato e leva a uma grande perda de volume inicial da bebida. Por exemplo, para se obter 1 litro de vinho tinto suave sem álcool são necessários 2,4 litros do vinho pronto, pois no momento da desalcoolização, além do álcool, perde água e outros componentes. Os flavonóides, no entanto, são encontrados numa proporção até 65% maior que nos vinhos com álcool. Para se fazer 1 litro do vinho tinto seco sem álcool precisamos de 3,5 litros do vinho tinto seco.
Pelas informações obtidas com enólogos, alguns outros vinhos sem álcool sofrem processos tão danosos em sua elaboração que acabam descaracterizando a bebida. Além disso, a maior parte dos vinhos sem álcool estrangeiros tem uma mistura de suco de uva e água, que o descaracteriza mais ainda.Segundo Leandro Simões, diretor comercial da Sobrietà, distribuidora exclusiva dos vinhos La Dorni, os vinhos foram desenvolvidos após anos de estudos e tentativas. Vale observar que o vinho sem álcool não é suco de uva: “Seu processo de produção é feito através da fermentação, ao contrário do suco, quando as uvas são cozidas e adoçadas”, explica Leandro.

Nenhum comentário: