sábado, 23 de agosto de 2008

Novidades na Vinhos do Mundo

O inverno ainda promete na Vinhos do Mundo. Desde o dia 18 de agosto, Leocir Vanazzi – sócio da casa (51-9117-9738) – colocou à disposição para a venda nas lojas da Avenida Doutor Carlos Barbosa e na Avenida Cristóvão Colombo vinhos da Bodegas Carrau, do Uruguai. Outra vinícola que passará a ser representada a partir da primeira semana de setembro pela Vinhos do Mundo é a Wente Vineyards, da Califórnia, EUA. Também estão previstas atividades para o lançamento dos diversos vinhos que vão fazer parte do time, como Morning Fog Chardonnay, Riverbank Riesling, Charles Wetmore Cabernet Sauvignon, Crane Ridge Merlot e Smith Benth Zinfandel, entre outros. Cada vinho possui um nome peculiar, que traduz o zelo com que a vinícola mais antiga do território norte-americano trabalha com seus rótulos.A Wente Vineyards fica no Vale de Livermore, na Baía de São Francisco. As principais uvas produzidas são a Cabernet Sauvignon, Zinfandel, Syrah, Chardonnay, Gewürztraminer e Merlot. Elas adquirem características especiais com a influência do clima temperado mediterrâneo, com temperaturas altas no verão, de até 33ºC, e frio no inverno. A vinícola realiza experiências com leveduras selecionadas e prensas únicas para vinho tinto, o que vem movimentando o mercado vinícola norte-americano.
A constelação se completa na última semana do inverno com a chegada da vinícola Lurton, da França. Devem chegar nove vinhos especiais às lojas da Vinhos do Mundo, que serão recebidos também com festividades. Entre os especiais rótulos, destaca-se o Generation Lurton VF Bordeaux Superieur, composto 80% de Cabernet Sauvignon e 20% de Cabernet Franc.
É um vinho feito em Bordeaux, redondo, com taninos charmosos e excelente final de boca. Essas propriedades são mantidas pela fermentação em tanques de cimento, o que evita variações bruscas de temperatura. Antes, no entanto, a colheita é feita em parte de forma manual, e a vinificação se dá pelo método tradicional, com envelhecimento durante 10 meses em barricas de carvalho.
Protagonista do mundo vinícola de Bordeaux por cinco gerações, os Lurton é a maior vinícola familiar independente da região. Em 1993, Lucien Lurton e seus dez filhos se uniram em torno da Lucien Lurton & Fillis, e continuaram com o trabalho de seus antepassados, respeitando o terroir e as características dos vinhos.

Nenhum comentário: