sábado, 23 de agosto de 2008

Lançamento de vinhos da Bodegas Carrau

Vinhos do Mundo receberá, nos dias 28, 29 e 30, Javier Carrau, representante da 9ª geração de vinicultores da família que eleva a vinicultura do Uruguai. A semana é de novidades na Vinhos do Mundo, para satisfação de Leocir Vanazzi, diretor de importação e marketing da Vinhos do Mundo ( 9117-9738).
Os rótulos Bodegas Carrau, do Uruguai, que já estão à disposição nas duas lojas (Av. Dr Carlos Barbosa e Av. Cristóvão Colombo), serão apresentados pelo seu produtor, Javier Carrau, diretor da vinícola, de quinta a sábado (28, 29 e 30/08). Os vinhedos ficam nas regiões de Cerro Chapeu, em Rivera, e Las Violetas, em Canelones, e são responsáveis pelas linhas Ysern, Villasar e Arerunguá. As uvas Tannat, Nebbiolo, Marzemino e Sauvignon Blanc são de qualidade excepcional.
Javier Carrau terá a oportunidade de contar detalhes acerca dos mais de 250 anos da história da família Carrau estreitamente ligados à vinicultura. Em 1752, o patriarca da família, à época pescador, comprou seu primeiro vinhedo em Vilasar del Mar, na Catalunha, Espanha, influenciado pela família da esposa, Margarita Ysern. Os conhecimentos foram transferidos por nove gerações, até que a primeira área destinada às vinhas foi adquirida no Uruguai em 1931. Desde então, o esforço concentrado na pesquisa científica faz com que a vinícola seja a responsável pelos primeiros grandes saltos de qualidade nos vinhos do Uruguai. A Bodegas Carrau se consolida com a nomeação entre as cem empresas mais inovadoras do círculo ibero-americano.
A região de Cerro Chapéu, em Rivera, possui solo arenoso com escoamento rápido das águas, o que permite trabalhar a terra mesmo depois de chuvas fortes. O solo é de baixa fertilidade, ideal para o cultivo da videira e, por conseqüência, origina uvas especiais. Em março deste ano, a revista Wine Spectator considerou um dos vinhos da Carrau como o melhor Tannat do Mundo.
A família Carrau é responsável, hoje, por um terço das exportações de vinhos finos do Uruguai, possuindo também uma vinícola na localidade de Lãs Violetas, no departamento de Canelones.
Todas as celebrações enogastronômicas serão realizadas pelo Chef Alvaro Raúl Ravera Principi, do Uruguai. É um jovem e talentoso ítalo-uruguaio, formado na Escola de Gastronomia de Montevidéu. Alvaro Ravera já trabalhou em renomados restaurantes de hotéis no Uruguai, Espanha, Suíça, e hoje é proprietário do restaurante do Iate Clube Uruguaio, em Colônia do Sacramento, no Uruguai, e apresenta um programa de televisão chamado “Colônia está no seu prato”, por um canal local.
Programação:
28/08
20h30 - jantar para a equipe da Vinhos do Mundo no Espaço Gourmet da Avenida Carlos Barbosa.
29/08
12h – almoço para a imprensa no Espaço Gourmet da Avenida Carlos Barbosa (Av. Dr. Carlos Barbosa, 425, Azenha)
20h30 – Jantar Especial “Uma noite uruguaia” no Espaço Gourmet da Avenida Carlos Barbosa.
30/08
12h – Sábado Enogastronômico Especial no Espaço Gourmet da Avenida Cristóvão Colombo.

Nenhum comentário: