quinta-feira, 31 de julho de 2008

Nova manifestação dos vitivinicultores

As lideranças do Movimento em Defesa da Uva e dos Vinhos do Brasil reúnem-se na próxima segunda-feira, 04 de agosto, para avaliar os resultados das ações empreendidas até agora e definir os rumos do movimento que pleiteia uma série de medidas visando assegurar maior competitividade à vitivinicultura nacional. O encontro será realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, a partir das 8h30min.
Na pauta da reunião, entre outros assuntos, estará a definição das próximas ações do movimento que já cogita a realização de uma manifestação pública na fronteira, prevista para o próximo dia 15 de agosto. Se aprovado, o ato público deverá seguir os moldes do realizado no dia 03 de julho em Porto Alegre, que reuniu mais de 4,5 mil vitivinicultores.
A Salton apresentou a ampliação da linha Volpi, o Volpi Pinot Noir, varietal safra 2006. A família conta hoje com outros cinco rótulos, onde estão reproduzidas as telas de Alfredo Volpi, numa homenagem ao pintor brasileiro.
O Volpi Pinot Noir possui um sabor agradável e prolongado, destaca com uma coloração rubi claro com aromas de frutos negros - como framboesa, amora, mirtilo e cereja - baunilha, fumaça, tostados e especiarias. Elaborado com uvas colhidas dos vinhedos na Região da Campanha (Bagé), formados por videiras originárias da França, o Volpi Pinot Noir chega com produção limitada de 5,1 mil garrafas.
Considerado um grande desafio, pela delicadeza da uva, o vinho Pinot Noir da Salton promete surpreender o consumidor, afirma o diretor técnico e enólogo da vinícola, Lucindo Copat. “Pode ser comparado aos melhores vinhos da Borgonha.” A alta qualidade do produto está refletida desde a seleção das uvas, feita de forma manual.
A maceração acontece a baixa temperatura em tanques de aço inoxidável e a fermentação em bordalesas de carvalho novo francês. Para finalizar o processo, o vinho foi conservado com suas leveduras por um ano na cave nas próprias bordalesas de carvalho. O resultado pode ser comprovado na elegância do bouquet e na harmonia do sabor, um acompanhamento perfeito para carnes magras, em especial frango, caça, peixes de rio, como truta e salmão, além de queijos brancos, pizzas e massas com molho suave.

Nenhum comentário: