domingo, 8 de junho de 2008

XVI Avaliação Nacional de Vinhos

As vinícolas brasileiras já podem inscrever seus vinhos para participar da XVI Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2008, maior evento do gênero no mundo. O prazo para efetuar as inscrições encerra no dia 27 de junho. Promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), a Avaliação chega a sua 16ª edição consolidada e com o reconhecimento mundial.
Depois desta primeira fase, em que as vinícolas inscrevem os vinhos, um grupo de enólogos faz a avaliação das amostras no mês de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa e Uva. Somente em setembro é aberto o período para o público apreciador se inscrever para o evento que acontece no dia 27 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo cerca de 700 pessoas.
Os vinhos podem ser inscritos em seis categorias, através da ficha de inscrição que deve ser encaminhada para a ABE através do correio (Rua Matheus Valduga, 143, Bento Gonçalves/RS – 95700-000), fax (54 3452.6289 ou 3451.2277) ou e-mail (enologia@enologia.org.br). Somente serão aceitos vinhos de viníferas, secos, 100% varietais (exceto vinho base para espumante e rosé), da safra 2008. A amostra deverá ser de um lote representativo e comerciável de, no mínimo, 5 mil litros. Os vinhos deverão ter teor alcoólico acima de 14%, desde que não chaptalizados. O regulamento da Avaliação , na íntegra, pode ser acessado no site www.enologia.org.br.
As amostras serão coletadas pela Comissão Organizadora diretamente do reservatório, nas vinícolas, a partir do dia 7 de julho. Os vinhos serão avaliados por um painel de degustadores formado por enólogos de empresas vitivinícolas e órgãos ligados ao setor, indicados pela diretoria da ABE.
As 16 amostras que serão apresentadas ao público no dia 27 de setembro serão degustadas e classificadas seguindo as normas e critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). Além disso, os vinhos classificados passarão por uma degustação de confirmação antes de serem apresentadas ao grande público.
No ano passado, o evento registrou 260 amostras inscritas por 61 vinícolas.

GRUPOS DE VINHOS
CATEGORIA I
Brancos Finos Secos Não Aromáticos
Número de amostras – 4

CATEGORIA II
Brancos Finos Secos Aromáticos
Número de amostras – 2

CATEGORIA III
Rosés Secos
Número de amostras – 1

CATEGORIA IV
Tintos Finos Secos
Número de amostras – 6

CATEGORIA V
Tinto Fino Seco Jovem
Número de amostras – 1

CATEGORIA VI
Vinho Base para Espumante
Número de amostras – 2

Mais informações:
ABE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENOLOGIA
enologia@enologia.org.br – www.enologia.org.br

Nenhum comentário: