sábado, 21 de junho de 2008

Vinícolas têm até dia 27 para inscrever amostras

Vinhos da Safra 2008 podem ser inscritos em seis categorias

O prazo para as vinícolas brasileiras inscreverem seus vinhos na 16ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2008 encerra no dia 27 de junho. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), segue normas e critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE).

Considerado o maior evento do gênero no mundo e reconhecido por experts internacionais, a 16ª edição da Avaliação Nacional de Vinhos estará apresentando os vinhos representativos da Safra 2008 para um público de 700 apreciadores no dia 27 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

O processo inicia com a inscrição dos vinhos, seguida pela coleta das amostras nas vinícolas a partir do dia 7 de julho. Posteriormente a avaliação é feita por um grupo de enólogos convidados pela ABE. As degustações acontecem durante o mês de agosto no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa e Uva. Somente em setembro é aberto o período para o público apreciador se inscrever para o evento, quando serão apresentadas as 16 amostras classificadas entre os vinhos representativos da safra.

Os vinhos podem ser inscritos nas categorias Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Rosé Seco,Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante. O regulamento da Avaliação, na íntegra, pode ser acessado no site www.enologia.org.br. A expectativa dos organizadores é de superar o número de amostras da edição anterior que foi de 260 vinhos inscritos por 61 vinícolas.

As vinícolas devem preencher a ficha de inscrição que deve ser encaminhada para a ABE através do correio (Rua Matheus Valduga, 143, Bento Gonçalves/RS – 95700-000), fax (54 3452.6289 ou 3451.2277) ou e-mail (enologia@enologia.org.br).

Nenhum comentário: