sexta-feira, 27 de junho de 2008

Salton investe para melhorar a produção

Sempre em busca da excelência de seus vinhos e espumantes, a Vinícola Salton, de Bento Gonçalves, continua a investir em novas tecnologias. Depois dos cerca de US$ 1 milhão em novos equipamentos para os processos de filtragem, a empresa importou da Itália a Desfolhatriche, uma máquina para poda verde e desfolha, modelo lançado na Enovitis 2007, em Milão (Itália). O equipamento é usado nos principais países produtores de uva e, especialmente, na Itália, devido à otimização do trabalho de limpar as parreiras.
O modelo, primeiro a ser adquirido por uma empresa brasileira, vai acoplado a um trator e atua na retirada de brotos pequenos e na limpeza dos cachos com uma excelente performance: atende a um hectare a cada meia hora. O trabalho é essencial para permitir a chegada dos tratamentos adequado à planta e também a chegada do sol aos cachos. Testado nos vinhedos de Santa Lúcia, o equipamento será utilizado em dois períodos pela Salton.
“Em novembro, o trabalho será de retirada dos pequenos brotos e pequena desfolha, o que irá permitir a chegada dos produtos e o melhor crescimento das plantas”, explica o agrônomo da Salton, Agliberto Biachi. Entre 15 de dezembro e 15 de janeiro acontece a desfolha total, para expor os cachos ao sol e, assim, garantir sua maturação.

Nenhum comentário: