sexta-feira, 27 de junho de 2008

O melhor Chardonnay é da minha terra

Rosana Wagner ainda comemora o prêmio de Melhor Chardonnay da Expovinis 2008 - 12ª edição do Salão Internacional do Vinho da América Latina, conquistado pelo vinho de sua vinícola Cordilheira de Sant'Ana, em São Paulo. O pequeno stand da vinícola ficou repleto durante todo o evento com muitos enófilos e jornalistas querendo conhecer o vinho que bateu vários exemplares importados, vinhos em geral mais valorizados pelos próprios brasileiros. Por isto, o gosto da vitória foi tão importante.
Sem conseguir conter sua alegria, a enóloga Rosana, juntamente com seu marido, o também enólogo Gladistão Omizzolo, declarou ao receber o troféu: "Nos sentimos muito orgulhos e satisfeitos com o premi pois significa o reconhecimento por um trabalho bem realizado e demonstra que as nossa escolhas foram acertadas, principalmente no que diz respeito a escolha do terroir para a implantação do nosso vinhedo, bem como da filosofia de trabalho, que é a de privilegiar sempre a qualidade, procurando a excelência na elaboração de todos os nossos vinhos.
Apesar de sermos muito jovens no mercado, já conseguimos atingir vários dos nossos objetivos. Conseguimos demonstrar que o Brasil tem todas as condições para produzir ótimos vinhos e temos certeza de esta no caminho certo. Construímos com segurança os alicerces do nosso negócio, estabelecendo claramente nossos objetivos e não nos desviando quando surgem as dificuldades, que tem sido inúmeras.
O amor e a paixão pelo trabalho na enologia é o combustível que nos move. Sabemos também que este prêmio aumenta ainda mais nossa responsabilidade.”
A competição premiou dez categorias: Espumante, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Branco de Outras Castas, Rosado, Tinto Nacional, Corte Bordalês, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo e Vinho Doces. Cada expositor da feira podia mandar dois de seus vinhos para a competição, escolhendo a categoria a concorrer. Os vinhos foram avaliados por um júri que reuniu especialistas de várias cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e dali saíram os vencedores, nomeados os TOP TEN 2008.
O projeto da montagem dessa vinícola lá na minha terra natal, Sant´Ana do Livramento, é o resultado maduro da experiência de dois profissionais que somam 60 anos de enologia. Apenas com o amplo conhecimento das regiões vinícolas no Brasil é que poderiam ousar a se aventurar essa arriscada empreitada de criar uma vinícola do zero. Seus primeiros vinhos foram ao mercado em final de 2005 e logo agradaram críticos e consumidores.
O trabalho no vinhedo começou em 1999 e seus proprietários tiveram a paciência de esperar 6 anos para lançarem os seus primeiros vinhos, de uma produção muito limitada. Todas as fases de produção, desde a produção das uvas até o seu engarrafamento acontecem dentro da propriedade sob os atentos olhos de seus proprietários que exercem com prazer a liberdade de decidir o momento exato para colher as uvas e engarrafar o vinho.
A Cordilheira de Sant’Ana privilegia a qualidade em detrimento da quantidade com uma produtividade muito baixa por hectare. As uvas são colhidas somente quando alcançam o máximo do seu potencial. A região escolhida para o empreendimento foi Palomas, na chamada Campanha Gaúcha, no sudoeste do Rio Grande do Sul, a 31º de latitude sul. A escolha desse terroir é fruto do conhecimento adquirido através de muita pesquisa e da experiência dos enólogos na região.
Os vinhos se revelam estruturados e potentes, aromáticos, com excelente acidez, taninos equilibrados e boa graduação alcoólica natural. Os vinhos passam por maturação em carvalho ou inox, dependendo da casta.

Nenhum comentário: