domingo, 8 de junho de 2008

Livro sobre o Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos tem sido comentado e ilustrado por jornalistas e escritores do mundo inteiro. Entretanto, até o momento, nenhuma obra retrata a região com tanta profundidade como o livro “Vale dos Vinhedos – História, Vinho e Vida”, de Maria Stefani Dalcin. O lançamento está marcado para o dia 16 de junho, das 17 às 20 horas, no Centro de Eventos do Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos. O Vinho de Honra, apoiado pelo Hotel Villa Michelon e pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), recepcionará apoiadores, patrocinadores, autoridades, associados da Aprovale, comunidade do Vale dos Vinhedos e a imprensa. Na oportunidade, a escritora estará concedendo sessão de autógrafos.
Em 240 páginas, a museóloga Maria Stefani Dalcin, conforme a própria autora descreve no prólogo do livro, relata uma história construída por imigrantes austríacos e italianos que, durante o período de colonização da Serra Gaúcha, pela vertente do vinho, transformaram a região do Vale dos Vinhedos em um verdadeiro palco turístico e econômico-cultural. A obra, fartamente ilustrada com 270 imagens, é o espelho da trajetória da colonização, fundamentada no pensamento do homem que habitou o lugar, seu amor ao trabalho, seus sofrimentos, suas conquistas, suas alegrias, suas tradições, seu patrimônio cultural tangível e intangível.
Segundo a escritora, durante o período de maturação dos escritos o estímulo veio da própria cultura local, material e imaterial que possibilitou mergulhar na pesquisa, na reflexão e na formatação final da obra. “O Vale dos Vinhedos é como um grande museu aberto, sendo seu acervo e suas falas os vinhos, as cantinas, as casas, as igrejas, os capitéis, o ambiente natural, o interior das cantinas, das casas, das igrejas, o significado de cada objeto pertencente à comunidade local”, destaca. O foco maior desse trabalho, por sua vez, é o homem local - seu pensamento, sua sabedoria e seu amor ao trabalho e ao vinho.
O vinho como arte, ciência e rituais é tratado no livro não com o propósito de ensinar ao leitor a elaboração do vinho, muito menos a degustá-lo, pois esta não é a especialidade de Maria Dalcin. As falas expostas são reflexões sobre o vinho como produto cultural, como tradição familiar e como componente de uma civilização. “Sei que essa obra não é um trabalho completo, mas é fiel aos acontecimentos a mim chegados, embora alguns discutíveis. Consciente, emiti conceitos para uma melhor compreensão do processo que formou a cultura local - desde a sua gênese até a conquista das muitas premiações de seus vinhos e do selo de indicação de procedência. Por outro lado, estou confiante de que esse retrato do passado sirva de semente para que outras obras complementares surjam para trazer à luz outros tantos acontecimentos e informações que pertençam a essa região”, comenta. A intenção da autora com esta obra é contribuir para a formação da consciência da preservação dessa riqueza cultural.
Maria Stefani Dalcin, que decidiu escrever o livro quando foi inaugurado o Memorial do Vinho no Hotel Villa Michelon, em 2002, inscreveu o projeto na Lei Rouanet tendo aprovação no final de 2003. O trabalho iniciou de fato em 2005, sendo que os textos foram concluídos em fevereiro deste ano e o livro em maio. O processo de editoração demandou dois meses de trabalho.

O livro vai concorrer, pela Gráfica Pallotti, ao Prêmio de Excelência Gráfica 2008, promovido pela ABIGRAF - RS. “Vale dos Vinhedos – História, Vinho e Vida”, conta com o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e tem o apoio das empresas Randon Cultural, Capa Engenharia, Pigatto Transportes e Spa do Vinho Caudalie Vinothérapie.
Maria Stefani Dalcin trabalhou em vários estados do país e, das riquezas e manifestações culturais do povo brasileiro absorveu conhecimentos e armazenou-os em sua bagagem cultural. Foi titular de pastas públicas dos governos federal e do estado de São Paulo. Na área da cultura do vinho é autora da Concepção Museológica do Museu Brasileiro do Vinho e do Roteiro do Espetáculo Cênico: A História Cultural do Vinho, realizado durante a Fenavinho Brasil 2007.
Natural de Bento Gonçalves, Maria Stefani Dalcin trabalhou em muitos museus e instituições culturais, encontrando-se pela primeira vez frente à produção literária. Sua ambiciosa pretensão, através dessa obra, é mudar a maneira de pensar o vinho, ou seja, que o vinho seja visto, sentido e, enfim, interpretado como produto cultural – componente de uma civilização.

Nenhum comentário: