sexta-feira, 25 de abril de 2008

Sauvignon Blanc da Dal Pizzol

A Dal Pizzol Vinhos Finos acaba de lançar o seu mais novo vinho: o Dal Pizzol Sauvignon Blanc - Safra 2008. As 6 mil garrafas, apenas, são resultado do processamento de uvas de excelente qualidade cultivadas na fronteira gaúcha. A novidade, que já pode ser encontrada em casas especializadas, delicatessens, restaurantes e hotéis do Brasil, chega para seduzir o paladar dos brasileiros.
Lançado em abril, o Dal Pizzol Sauvignon Blanc – Safra 2008 é um vinho com 12% de graduação alcoólica, sendo aconselhado seu consumo com uma temperatura que varia entre 6º e 10ºC.
Como um vinho sedutor e com delicado aroma, o varietal apresenta coloração amarelo palha e reflexos esverdeados. Com aroma pronunciado que lembra frutas tropicais, como abacaxi, maracujá e goiaba, tem paladar leve e delicado, de boa acidez, refrescante, com retrogosto intenso e agradável. Acompanha perfeitamente peixes de sabor menos acentuado, camarões, lagostas, saladas, entradas suaves e queijos de cabra.
Este vinho passou por um período curto de 6 horas de maceração , a fim de concentrar e extrair mais aromas. Após foi resfriado, decantado e clarificado para seguir ao processo de fermentação alcoólica com adição de leveduras selecionadas específicas para a variedade. Depois da fermentação alcoólica e malolática, o vinho foi estabilizado, filtrado e engarrafado.
A variedade é naturalmente famosa na França pelos renomados vinhos que origina tais como: Sancerre e Pouilly-Fumé e outros tantos, especialmente na Nova Zelândia, Califórnia, Chile e África do Sul. Na França, é freqüentemente associado com vinhos Semillon ou de outras cepas, resultando em grandes vinhos tanto secos como doces, muito famosos e apreciados, principalmente em Bordeaux (sauternes), de onde a uva parece ser originária.
Existem ainda algumas citações de que a variedade pode ser originária da região do Tirol na Itália. Seus vinhos são exuberantes, de aroma penetrante que lembram, às vezes, relva, ervas, frutas verdes e outros complexos aromáticos, sem a necessidade do carvalho. Fora da França, certamente a Nova Zelândia conseguiu dar aos vinhos Sauvignon Blanc uma personalidade inconfundível que lhe conferiu estilo e tipicidade próprios: intensamente perfumado com aroma de frutas. Na Califórnia é conhecida como Fumé Blanc, por obra do vinicultor Robert Mondavi, que assim a denominou e a propagou.
Esta cepa produz vinhos muito apreciados até no estado americano do Texas. No Brasil, o clima e solo gaúcho, tanto da Serra Gaúcha como de outras regiões, onde a cepa se adaptou e está sendo cultivada, resultou em vinhos extremamente especiais, tanto no paladar como nos aromas, repetindo a performance da variedade de outros países.

Nenhum comentário: