quarta-feira, 26 de março de 2008

Vinhos potentes e com sabores intensos

Confirmaram-se as expectativas que o enólogo Lucindo Copat, da Salton, manifestou para mim, Políbio Braga e Adroaldo Streck, no final de fevereiro, na porta do Castelo Salton, em Tuiuty, quando disse que ia arriscar e deixar as uvas cabernet sauvignon nos vinhedos até o final de março porque as previsões de seus instrumentos era de que não choveria até o dia 30. Ele arriscou – se chovesse a safra perderia a qualidade que já tinha – e ganhou.
A Salton encerra no final desta semana a safra 2008 e confirma a alta qualidade das uvas tintas, assim como aconteceu com as variedades brancas. A safra mais estendida, resultante do clima perfeito para as videiras, proporcionou um ano de boas notícias para o setor, como antecipou o diretor técnico da vinícola, o enólogo Lucindo Copat, ainda no início do ano. “Tintos potentes, com graduação alcoólica elevada, boa coloração, aromas e sabores intensos é o que podemos esperar dos vinhos elaborados neste ano”, comemora.
A estiagem aliada aos dias quentes e noites frias registrados no verão foi o fator determinante para o sucesso da safra e refletiu em todas as variedades, como observa Copat. “A Tannat, oriunda dos vinhedos de Bagé, chegou na vinícola com grande graduação alcoólica que ultrapassa os 14º, o que demonstra que a fruta atingiu alta madurez sem perder o frescor.” Vinda dos parreirais da Serra Gaúcha e também da Região da Campanha, a variedade Teroldego, que integra a linha de vinhos tintos finos Salton Séries – sem estágio em barricas de carvalho –, além da potência alcoólica, traz fortes aromas de violetas. A Merlot, que origina o premiado Salton Desejo, além de outros produtos, destaca excelente coloração e intensidade de frutas vermelhas, mesmo caso da Cabernet Sauvignon, principal varietal do top Salton Talento.
O volume recebido pela vinícola é outro motivo de comemoração. Foram 3,6 milhões de viníferas tintas de qualidade superior, que irão resultar em produtos para paladares exigentes. Sabores que poderão ser apreciadores apenas a partir de 2009. “Os vinhos mais jovens devem chegar ao mercado no primeiro semestre do próximo ano”, afirma Copat.
A vinícola de Bento Gonçalves prevê a elaboração de vinhos potentes, com graduação alcoólica elevada, boa coloração, aromas e sabores intensos

Nenhum comentário: