sexta-feira, 14 de março de 2008

Vinhos de Santa Catarina

Vinhos de montanha

Depois de surpreender pela qualidade dos vinhos apresentados no ano passado, a Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude vai manter o padrão de excelência nesta edição do Expovinis Brasil - 12º Salão Internacional do Vinho, que será realizado de 28 a 30 de abril, em São Paulo. Em sua terceira participação no evento, a Acavitis terá oito vinícolas representando os vinhos finos de altitude de Santa Catarina. Quinta Santa Maria, Quinta da Neve, Sanjo, Villa Francioni, Vinícola Santa Augusta, Vinícola Santo Emílio, Vinícola Suzin e Villaggio Grando levarão vinhos da região ao Transamerica Expo Center. Os vinhos finos de altitude catarinense serão apresentados em um estande, que será montado em parceria com o Sebrae/SC, e onde os associados apresentarão seus produtos em bancadas individuais.
Um dos vinhos levados pela associação em 2006, o Chardonnay produzido pela Villa Francioni, foi considerado o melhor Chardonnay da Expovinis, concorrendo até mesmo com os franceses ali presentes. "Isso demonstra a preocupação e o cuidado que nossos associados têm com o vinho fino de altitude produzido na serra catarinense. Estamos apresentando vinhos únicos e que estão à altura dos melhores já produzidos", destaca Maurício Carlos Grando, presidente da Acavitis.
Na feira são esperados 21 mil visitantes, entre compradores de grandes redes de supermercado, proprietários de bares, adegas, restaurantes, produtores, importadores e exportadores, especialistas e consumidores interessados em conhecer as novidades em rótulos, acessórios e equipamentos para o serviço de vinho. O evento traz as novidades em tecnologia e produtos para a indústria de bebidas.
A Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude - Acavitis foi criada em novembro de 2005 para difundir a qualidade da produção catarinense de vinhos finos de altitude e dar subsídios às políticas públicas do setor, além de viabilizar a qualificação e a certificação dos produtos dos seus associados e conquistar novos mercados para o vinho de altitude catarinense.
Atualmente, a associação reúne 35 empreendimentos e cerca de 160 produtores das regiões de São Joaquim, Caçador e Campos Novos. Juntos, eles representam mais de 300 hectares em produção no estado. Para se associar, o produtor tem que, necessariamente, preencher três requisitos: produzir em Santa Catarina uvas do tipo Vitis vinifera (ou européia), produzir em altitude acima de 900 metros e produzir com rigoroso controle de qualidade.

Nenhum comentário: