sexta-feira, 14 de março de 2008

O retorno

Depois de alguns meses suspenso, por absoluta preguiça deste escriba, o Blog Cordeiro e Vinho volta a circular, por insistência de amigos e leitores como Sérgio Paes Leme e Vera Renner, e também porque estou cheio de notícias de cordeiro e vinho, pois este início de ano está muito movimentado. Desde novembro não editava nada.
Começo registrando uma mensagem da colega e amiga jornalista Lu Bueno. Eis o que ela diz: "Deixa eu te contar uma que fiz ontem. Fui numa degustação de vinhos e chocolates que ocorreu na Adega Uniagro. (Eu sou mera curiosa no assunto, sei apreciar um tinto e conheço pouquíssimas uvas.) Encerramos com um espumante frutado muito bom, IL Segreto 7 Grados Orgânico, São Rafael, Mendoza/Argentina. Fiquei apaixonada pelo local, é convidativo, hein?"
Nestes meses da safra de uvas 2008 - janeiro, fevereiro e março - fui quase cinco vezes à região dos vinhedos da serra - Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis e Cotiporã, para ver a qualidade da safra e conversar com os vinhateiros. Posso garantir que a safra dos brancos 2008 será excepcional, também a dos vinhos merlot, cujas uvas já foram colhidas. A cabernet sauvignon também será das melhores mas os produtores resolveram arriscar e deixaram as uvas mais tempo nos parreirais, para pegar mais sol e ganhar mais açúcar natural. É uma arriscada, porque se chover cai o grau de açúcar. Como a meteorologia promete tempo seco até o dia 30 de março, a uva será boa - os cachos estão lindos - e o vinho dos melhores.
Me hospedei nos Hotéis Villa Michelon, do grande Moysés Michelon, e Villa Europa, dirigido pelo Aldemir Dadalt e a Déborah Villas-Bôas Dadalt,m cujos destaques são o serviço à francesa, o spa do vinho e uma das melhores adegas do Rio Grande do Sul. Um fim-de-semana excepcional passei na chácara de Dom Lidio Ziero, proprietário da Vinícola Cordelier. Muitas árvores, gramados lindos, piscina convidativa e muitos vinhos e espumantes da Cordelier, fornecidos pelo enólogo Dario Crespi, inclusive um licoroso aperitivo fantástico. Os restaurantes preferidos foram Canta Maria e Sbornea´s.
Nos textos abaixo, vocês encontrarão algumas informações destas minhas andanças pela terra do vinho. Nas próximas postagens, mais detalhes sobre cada vinícola visitada, seus planos e seus vinhos.
Boa leitura!

Nenhum comentário: