sábado, 15 de março de 2008

Jornalista canadense gostou dos vinhos Dal Pizzol

“Aqui encontramos um vinho de família, com identidade”. A afirmação é da jornalista canadense Nicole Barrete Ryan, ao degustar alguns vinhos Dal Pizzol em visita à vinícola na sexta-feira, dia 07, no encerramento da programação do Projeto Imagem, promovido pelo Wines from Brazil (WFB), que reuniu 12 jornalistas internacionais. Nicole é editora chefe da Revista Vins & Vignobles e membro da Academia do Vinho de Montreal.
Ela comentou que seu trabalho, assim como dos demais jornalistas do grupo, é experimentar vinhos de todos os lugares. “Tenho viajado muito pelo mundo em razão disso, e confesso ter ficado impressionada com o que degustei aqui na Dal Pizzol. De todos os vinhos que provei na região, aqui encontrei vinhos de caráter e identidade, vinhos de família”, destacou.
Depois de conhecer o Parque Temático Dal Pizzol, em especial a Enoteca que guarda uma coleção de garrafas de safras antigas desde a fundação da empresa, hoje consideradas peças de museu, o grupo de jornalistas foi recepcionado pela direção e colaboradores da empresa com um jantar no Ristorante Enoteca Dal Pizzol. Na oportunidade, eles puderam degustar um Cabernet Sauvignon Safra 1995 e um Merlot Safra 1991, ambos selecionados na Enoteca.
Para Antony Rose, da Inglaterra, correspondente na área de vinhos para o Jornal The Independent, o que chamou a atenção no Brasil foi o vinho Merlot, além dos assemblages e espumantes. “Encontramos vinhos de diferentes níveis, mas o que mais nos surpreendeu foi a atenção e o empenho dos empresários brasileiros em elaborar produtos com qualidade”, afirmou. Antony também escreve colunas para as Revistas Decanter, Wine & Spirits, Off License News and The world of Fine Wine.
Depois de acompanhar o grupo durante toda a semana, a Gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan, salientou que eles estão retornando aos seus países de origem surpreendidos. “O Brasil deixou uma excelente impressão. Eles não tinham nenhuma expectativa em relação à produção de vinhos no Brasil”, comentou.
O grupo esteve formado pelos jornalistas: Nicole Barrete Ryan (Canadá), Libor Sevcík (República Tcheca), Jörg Winkler (Alemanha), Leena Ng (Singapura), Antony Rose (Inglaterra), Charmaine Grieger (Inglaterra), Felicio Rodriguez (França), Sheri de Borchgrave (Estados Unidos), Manos Angelakis (Estados Unidos), April Cullom (Estados Unidos), Christian Segers (Alemanha) e Karl Heinz Nuber (Suíça).
Para os diretores da vinícola, Antônio Dal Pizzol e Rinaldo Dal Pizzol, a estréia no Wines from Brazil não poderia ter sido melhor. A empresa, que faz parte do projeto há apenas dois meses, já se prepara para participar do Circuito de Degustação de Vinhos Brasileiros que acontecerá nos Estados Unidos e Canadá ainda este ano, mercados-alvo para a Dal Pizzol. “Receber estes jornalistas na nossa própria casa, podendo mostrar o que mais sabemos fazer para que eles possam contar para o mundo que aqui são elaborados vinhos de qualidade é uma satisfação”, ressalta Rinaldo.
De acordo com o enólogo Dirceu Scottá, o objetivo da empresa é direcionar esforços, inicialmente, para os Estados Unidos e Canadá, mercados considerados mais abertos e que já apresentam um histórico de comportamento positivo junto ao WFB. Além disso, a empresa já mantém contatos com estes mercados. “Não temos a intenção de exportar grandes volumes, havendo a possibilidade de, inclusive, lançarmos lotes especiais para mercados seletos”, finalizou.
A Dal Pizzol Vinhos Finos ingressa no Wines from Brazil trabalhando com 10 produtos, sendo eles: Dal Pizzol Brut Charmat, Dal Pizzol Brut Champenoise, Dal Pizzol Brut Rosé, Dal Pizzol Assemblage, Dal Pizzol Ancellotta, Dal Pizzol Merlot, Dal Pizzol Chardonnay, Do Lugar Moscatel, Do Lugar Merlot-Cabernet e Do Lugar Cabernet Franc.

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