terça-feira, 25 de março de 2008

Criatividade

O crítico de vinhos do Jornal da Noite, Olyr Corrêa, chama a atenção para uma nota publicada por Agostinho Piovesan no Correio do Povo de Porto Alegre: a utilização de antigas galerias de minas de pedras preciossas no Médio Uruguai para armazenar vinhos.
“Um sistema inédito de envelhecimento de vinho no interior de galerias subterrâneas horizontais, em garimpos de pedras preciosas desativados, - escreveu Agostinho Piovesan - começou a ser desenvolvido no município de Ametista do Sul, região do Médio Uruguai. A cidade, conhecida como a capital mundial da pedra ametista, possui 100 garimpos desativados, de onde foram extraídas ametistas e, em menor quantidade, calcitas e citrinos. Segundo o enólogo, Nilvaldo Potrich, com o início, nos últimos anos, da produção de uva e vinho no município, surgiu a idéia de implantação de um projeto inédito e promissor, que é o envelhecimento de vinho da variedade cabernet sauvignon nas galerias subterrâneas. Em novembro foram armazenadas as primeiras 3 mil garrafas de vinho numa galeria junto ao empreendimento Ametista Parque.
O enólogo explica que a bebida ficará ali por um período de três anos. Segundo ele, o local é ideal para envelhecer o vinho, pois a temperatura permanece constante, entre 18 e 20 graus. As garrafas são colocadas de forma horizontal junto à parede de basalto. 'O ambiente é escuro, apresenta umidade moderada e existe um fator muito importante que é a mística da energia envolvendo as pedras preciosas. Poderão ser utilizados dezenas de garimpos nestas condições já desativados', justificou Potrich.
A iniciativa de realizar o envelhecimento do vinho nesta modalidade, ao invés do sistema de cantinas, envolve a Cooperativa de Produtores de Uva e Vinho de Ametista do Sul (CooperAmetista), prefeitura, Cooperativa de Garimpeiros do Médio Uruguai (Coogamai) e o empreendimento Ametista Parque. Em Ametista do Sul, 80 produtores cultivam 200 hectares de uvas. Outros sete municípios da região possuem garimpos desativados e já existem projetos para utilização das galerias com a finalidade de envelhecer o vinho.”

Nenhum comentário: