terça-feira, 25 de março de 2008

As tampas de rosca

Alguns puristas ainda não aceitam as tampas de rosca – screwcap – para os vinhos de qualidade. Mas algumas marcas famosas, como Casillero del Diablo, estão aderindo. Em Caxias do Sul, há já até uma fábrica destas tempas.
A Pernod Ricard, multinacional líder de mercado (fora dos EUA) no segmento de bebidas destiladas e vinhos, trouxe para o mercado brasileiro o vinho Casillero del Diablo Sauvignon Blanc com Screwcrap- tampa de rosca.
A nova tecnologia segue a tendência mundial do uso de tampa de rosca em vinhos brancos. Com a novidade, a qualidade permanecerá inalterada, além de permitir o consumo prolongado sem que o vinho seja oxidado. Apenas uvas como a Sauvignon Blanc, Riesling e Gewürztraminer aceitam esse tipo de vedagem.
O diferencial está no fato da tampa de cortiça ser porosa, o que exerce uma pressão, fazendo com que aconteça uma microxigenação. Para vinhos tintos a microxigenação favorece sua evolução. No entanto, para os brancos a grande quantidade de ar pode afetar as principais características do vinho. Com a tampa de rosca, como é o caso do Casillero del Diablo Sauvignon Blanc, o vinho ganha potencialidade e intensidade de aromas fresco e frutado.
Segundo o enológo da Casillero del Diablo, Marcelo Papa “os vinhos aromáticos e frescos consumidos jovens, como o caso do Sauvignon Blanc, são mantidos fechados da forma mais hermética possível, para que sua qualidade aromática se intensifique e evite oxidação ao entrar em contato com o ar.”
Felipe Assis, gerente da área de vinhos da Pernod Ricard, explica que “O lançamento faz parte da estratégia global da Concha y Toro de desenvolvimento da marca. A nova tecnologia segue uma tendência mundial do uso de tampa de rosca em vinhos brancos e rosés”, declara.
Originário do Valle Central chileno, o Casillero del Diablo Sauvignon Blanc apresenta aroma fresco e cítrico, com notas de pêssego. Na boca é elegante, redondo e rico, com acidez refrescante. O rótulo harmoniza-se com mariscos e peixes com molhos suaves. Em açúcar, é seco; a temperatura de serviço de ser 10-12ºC e o teor alcoólico: 13,5%. Mais informações no SAC: 0800 014 20 11 ou pelo site www.pernod-ricard.com.br

Nenhum comentário: