quarta-feira, 3 de outubro de 2007

AS NOVIDADES DO MUNDO DO VINHO

O mundo do vinho esteve muito movimentado, em Bento Gonçalves, no mês de setembro. Além do V Concurso do Espumante Fino, houve a 15ª Avaliação Nacional de Vinhos, promovida pela Associação Brasileira de Enologia, e a inauguração do Spa do Vinho. No início de outubro, já houve a festa Aurora, com a distribuição de 3.000 litros de espumante entre os convidados.

AVALIAÇÃO NACIONAL

Participei da Avaliação Nacional de Vinhos, dia 29 de setembro, ao lado de outras mil pessoas, entre críticos nacionais e internacionais, sommeliers, donos de bares e restaurantes, produtores, como Darcy Miolo, empresários, como Raul Randon, e outros apreciadores do vinho. Depois que os enólogos da ABE selecionaram 260 amostras de 61 vindimas, foram escolhidas as 30% mais representativas da Safra 2007 e, destes 30%, foram retirados 16 vinhos que passaram pelo crivo dos degustadores, em Bento e no Rio, no Hotel Glória, através de vídeo conferência. Foram cerca de 700 pessoas no sul e 200 no Rio.

Alguns números da festa

Degustadores comentaristas: 15 convidados
16º degustador comentarista – sorteado entre o público: Rogério Francisco Truculo, de Bento Gonçalves (deficiente visual)
Taças: 900 taças de vinho e 900 taças de espumante
Garrafas de vinho: 84 garrafas de cada amostra totalizando 1.344 garrafas
Litros: 1.008 litros de vinho
Serviço do vinho: 70 alunos do CEFET em BG e 11 garçons no RJ
Degustadores de seleção: 78 enólogos (divididos em três grupos)
Primeira etapa de degustações: de 06 a 10 de agosto
Segunda etapa de degustações: de 13 a 17 de agosto
Terceira etapa de degustações: de 20 a 24 de agosto
Degustação de Confirmação: 11 de setembro no Ristorante Don Ziero
Participantes: 700 em Bento Gonçalves e 200 no Rio de Janeiro
Investimento: R$ 160,00 (Bento) e R$ 160,00 (Rio de Janeiro).

Degustadores convidados

BENTO GONÇALVES
Roberto Rabachino – ITÁLIA (Jornalista, sommelier e Diretor Nacional dos Cursos para Sommeliers da Federação Italiana de Sommeliers Hoteleiros e Restauradores)
José M. Lez Sechi - URUGUAI (Vice-presidente da União Internacional de Enólogos - UIOE)
Antonio Calloni – BRASIL (Ator e enófilo)
Deise Novakoski – BRASIL (Sommelier)
Fernando Córdova – CHILE (Enólogo e Engenheiro Agrônomo)
Cris Berger – BRASIL (Fotógrafa e Jornalista)
Andréa Ciaffone – BRASIL (Jornalista)
Claudia Quini – ARGENTINA (Engenheira Agrônoma e Enológa)
Lilyane Weston – INGLATERRA (Escritora)
Victor Magalhães – PORTUGAL (Delegado da OIV)
Degustador comentarista sorteado entre o público: Rogério Francisco Truculo, de Bento Gonçalves (deficiente visual).

RIO DE JANEIRO
Paulo Jardim Decat – BRASIL (Vice-presidente da ABS/RJ)
Marcelo Copello – BRASIL (Escritor e crítico de vinhos)
Werner Schumacher – BRASIL (Ex-Presidente da ABE Gestões 1991 e 1992)
Célio França Alzer – BRASIL (Sommelier e professor da ABS/RJ)
Manoel Beato – BRASIL (Sommelier).

Os 16 melhores vinhos
gaúchos da safra 2007


Duas coisas surpreenderam o grande público – 700 pessoas em Bento Gonçalves e 200 no Rio, através de vídeo-conferência – que participou, da 15ª Avaliação Nacional de Vinhos: a excelente qualidade dos vinhos gaúchos da safra 2007, apesar das chuvas de março, e o enérgico protesto que o presidente da Associação Brasileira de Enologia, Dirceu Scottá, fez, ao final, criticando a ausência da governadora Yeda Crusius, “no maior e mais importante evento da vitivinicultura brasileira”. Ela foi convidada, pessoalmente, pelos vinicultores, no Palácio Piratini. Scottá considerou “um desprezo” pelos principais empresários do setor, que estavam presentes, como Darcy Miolo e Raul Randon, críticos nacionais e internacionais da Inglaterra, Portugal, Uruguai e Argentina, e foi aplaudido.
A qualidade da safra deste ano foi demonstrada por 16 vinhos, selecionados entre 260 amostras de 61 vinícolas, degustados por 16 especialistas, em Bento Gonçalves e no Rio, e mais de mil participantes nas duas cidades. Os 16 melhores vinhos de 2007, alguns que ainda ficarão alguns anos envelhecendo, antes de serem colocados no mercado são: um vinho base para espumante, da Vinícola Miolo; um riesling itálico da Lovara Vinhos Finos; um vignier, da Cia, Piagentini; um chardonnay, da Vinícola Goes & Venturini; outro chadonnay, da Vinhos Salton; um sauvignon Blanc, da Fortaleza do Seival Vineyards; um moscato giallo, da Vinícola Giacomin; um rose da Vinícola Pizzato; um cabernet sauvignon, da Frutini; outro cabernet sauvignon, da Cave de Amadeu; um marselan, da Vinícola Perini; um merlot, da Rasip; outro merlot, da Casa Valduga; um ancellota, da Don Laurindo; um tannat, da Cooperativa Aliança; e um ancellotta, da Vinícola Casa Motter . O produtor mais satisfeito era Darci Miolo, que teve quatro produtos destacados, um pela Miolo, outro pela Lovara, outro pela Fortaleza do Seival e o quarto pela Rasip. Três vinhos obtiveram a pontuação mais alta – 88 pontos - conferida pela mesa de 16 degustadores: sauvignon blanc, da Fortaleza do Seival; marselan, da Perini; e o merlot da Valduga.



Descrição Sensorial dos 16 vinhos representativos


1. VINHO BASE ESPUMANTE.
Vinho de coloração brilhante, límpido, de média intensidade, tonalidade amarelo palha. Aroma de média intensidade, delicado, com descritores associados a notas de floral, frutas de polpa branca (pera), maçã verde, frutas cítricas (lima) e leve nuança de abacaxi. No paladar apresenta uma acidez marcante, médio corpo, sabor nítido, de média persistência. Em boca destacam-se, ainda, as notas de melão, carambola e frutas cítricas.

Degustador Comentarista: Claudia Quini – ARGENTINA (Engenheira Agrônoma e Enológa)



2. RIESLING ITÁLICO. Coloração brilhante, de média intensidade, tonalidade amarelo palha, com tons esverdeados. No nariz apresenta média intensidade de aroma, predominando as notas de maçã verde, pêssego, frutas cítricas, maracujá e abacaxi. Paladar com acidez equilibrada, de boa estrutura e harmonia. Sabor harmônico, de média persistência, com nuanças de goiaba, abacaxi e pêssego.

Degustador Comentarista: Fernando Córdova – CHILE (Enólogo e Engenheiro Agrônomo)



3. VIOGNIER. Aspecto brilhante, límpido, de intensidade média, amarelo palha. Aroma de média intensidade, com notas de cítrico, flores brancas, maçã e, sutil, abacaxi. Sabor com ataque doce, acidez marcante, sutil nota de salgado e de amargor. Apresenta boa intensidade e estrutura. Em boca destacam-se as notas de cítrico e mel. É equilibrado e de persistência ligeira.

Degustador Comentarista: Werner Schumacher – BRASIL (Ex-Presidente da ABE)



4. CHARDONNAY. Vinho límpido, de média intensidade de cor, tonalidade amarelo palha com tons esverdeados. Nariz intenso, com destaque para as notas de goiaba, abacaxi, butiá, manga, maracujá e melão. Paladar de boa intensidade, ataque doce e acidez equilibrada. A persistência dos sabores é longa.

Degustadora Comentarista: Andréa Ciaffone – BRASIL (jornalista)


5. CHARDONNAY. Vinho límpido, brilhante, de média/alta intensidade, tonalidade amarelo palha com reflexos esverdeados. Observam-se bastante lágrimas na superfície da taça. O aroma é intenso, com notas de abacaxi, goiaba e, sutil, arruda. Apresenta, ainda, notas da madeira (baunilha, coco e tostado), mel e manteiga (da malolática). Paladar de bom corpo e acidez equilibrada. O sabor é equilibrado e de persistência longa.

Degustador Comentarista: Roberto Rabachino – ITÁLIA (Jornalista, sommelier e Diretor Nacional dos Cursos para Sommeliers da Federação Italiana de Sommeliers Hoteleiros e Restauradores)



6. SAUVIGNON BLANC. Vinho límpido, de média intensidade, tonalidade amarelo palha. Tem ainda um pouco de gás carbônico. Nariz de média/alta intensidade, com notas marcantes de abacaxi, goiaba, maracujá e aspargos. No sabor apresenta um ataque doce, acidez média/alta, boa estrutura e, sutil, amargor. O conjunto dos sabores é fino, delicado e persistente.

Paulo Jardim Decat – BRASIL (Vice-presidente da ABS/RJ)



7. MOSCATO GIALLO. Aspecto límpido, brilhante, de intensidade média, amarelo palha, com reflexos dourados. No nariz é bastante intenso, predominando as notas de flores brancas (jasmim, rosas), lavanda, batata doce, mel, mamão e hortelã . Paladar com ataque doce, acidez equilibrada e, sutil, amargor no final de boca. Apresenta um bom corpo, estrutura e equilíbrio de boca. Retrogosto agradável, de longa persistência.

Degustador comentarista: Rogério Francisco Truculo (deficiente visual - sorteado entre o público de Bento Gonçalves)



8. VINHO ROSÉ. Aspecto brilhante e límpido, de média intensidade; tonalidade cereja claro. Aroma de média intensidade, com notas que lembram cereja, amora, framboesa, floral e cítrico. Também apresenta nuanças de frutas tropicais, como o maracujá e a goiaba. No paladar tem um ataque doce e uma acidez média/alta. A intensidade de sabor é média, com médio corpo. O sabor é fino, harmônico, com notas de frutas vermelhas.

Degustador comentarista: Deise Novakoski – BRASIL (Sommelier)




9. CABERNET SAUVIGNON. Aspecto límpido, brilhante, com intensidade média/alta. A tonalidade é rubi, com nuanças de violáceo. No olfato, o aroma é de média intensidade, destacando as notas de amora, cereja, romã e, sutil, especiarias. Paladar com acidez equilibrada, de médio corpo e estrutura. Apresenta um sabor que remete a frutas vermelhas e geléia. A persistência do sabor é média.

Degustador comentarista: Célio França Alzer – BRASIL (Sommelier e professor da ABS/RJ)



10. CABERNET SAUVIGNON. Vinho límpido, intensidade de coloração média/alta, tonalidade rubi com tons violáceos. Aroma de média/alta intensidade, com notas de frutas vermelhas (framboesa, amora e cereja), especiarias (café, chocolate) e, sutil, menta/eucalipto. Paladar com ataque doce, de bom corpo, média estrutura e acidez média/alta. Sabor com nuanças de frutas vermelhas, especiarias e eucalipto; é equilibrado e de média persistência.

Degustador Comentarista: Victor Magalhães – PORTUGAL (Delegado da OIV)



11. MARSELAN. Vinho límpido, de coloração intensa, rubi/violáceo. Nariz com média intensidade, predominando as notas de avelã, amêndoas, compota, chocolate, baunilha, café, frutas vermelhas, geléia, menta e hortelã. Em boca é intenso, estruturado e redondo em textura. Tem um ataque doce pronunciado, destacando-se as notas de frutas vermelhas maduras, menta e eucalipto. É um vinho equilibrado, complexo e de longa persistência.

Degustador comentarista: Lilyane Weston – INGLATERRA (Escritora)



12. MERLOT. Aspecto límpido, com lágrimas persistentes, coloração intensa, vermelho rubi, com tons púrpura. Aroma intenso, com notas de frutas maduras, cassis, framboesa, compota, geléia, feno, tabaco, especiarias (café, baunilha) e açúcar mascavo. Paladar bastante encorpado, potente, com taninos maduros. Tem um sabor persistente, equilibrado e complexo. Destacam-se notas de ameixa seca, compota e frutas vermelhas.

Degustador Comentarista: Manoel Beato – BRASIL (Sommelier)



13. MERLOT. Aspecto límpido, com lágrimas abundantes, coloração intensa, tonalidade rubi com reflexos violáceos. Aroma de média/alta intensidade, com notas de mirtilo, cereja, café, baunilha, chocolate, coco e tostado. Paladar com acidez equilibrada, com, sutil, amargor no final. Tem um sabor intenso, de bastante corpo e estrutura. Os taninos aportam, ainda, uma certa adstringência. O sabor é equilibrado, de longa persistência.

Degustador comentarista: Cris Berger – BRASIL (Fotógrafa e Jornalista)



14. ANCELLOTTA. Aspecto com intensas lágrimas; elevada intensidade de cor, tonalidade rubi com tons violáceos. Aroma de média/alta intensidade, com notas fortes de frutas vermelhas (amora, ameixas), compota, geléia, marmelada, baunilha, café e chocolate. O paladar tem um ataque doce, com acidez média/alta, um corpo de intensidade média e um, sutil, toque de vegetal. Guarda, ainda, uma certa adstringência. O sabor é harmônico, de média persistência.

Degustador comentarista: Antonio Calloni – BRASIL (Ator e enófilo)



15. TANNAT. Vinho límpido, de média/alta intensidade de cor, tonalidade vermelho violáceo. Olfato de média/alta intensidade, predominando as notas de caramelo, bala toffee, café, marmelada, couro, tabaco, tostado e frutas secas. O paladar é intenso, encorpado, de bom volume. Os taninos contribuem para uma sensação de leve adstringência e, sutil, amargor. No sabor destacam-se as notas de frutas vermelhas e do carvalho. O sabor é equilibrado, de longa persistência.

Degustador comentarista: Marcelo Copello – BRASIL (Escritor e crítico de vinhos)



16. ANCELLOTTA. Aspecto límpido, com intensas lágrimas pigmentadas. Elevada concentração de cor, de tonalidade rubi com reflexos violáceos. Aroma de média intensidade, com notas de amêndoas, café, couro, frutas vermelhas, compota, menta (eucalipto) e, sutil, vegetal. Paladar de médio/elevado corpo, relativamente potente em álcool. Sabor com média acidez. Os taninos são ainda marcantes. Em boca destacam-se os sabores de amora, especiarias e uma leve nuança de vegetal. O vinho apresenta uma boa harmonia e equilíbrio, com média persistência.

Degustador comentarista: José M. Lez Sechi - URUGUAI (Vice-presidente da União Internacional de Enólogos - UIOE)

.....................


Os 30% mais representativos DA sAFRA 2007 e
as 16 amostras selecionadas para degustação

VINÍCOLA VARIEDADE CATEGORIA
Casa Valduga Vinhos Finos Ltda. Chardonnay Vinho Base Espumante
Chardonnay/Pinot Noir Vinho Base Espumante
Malbec II Tinto Fino Seco
Merlot II* Tinto Fino Seco
Catafesta Indústria de Vinhos Ltda. Cabernet Sauvignon I Tinto Fino Seco
Merlot II Tinto Fino Seco
Cia Piagentini de Bebidas e Alimentos Cabernet Franc Tinto Fino Seco
Teroldego Tinto Fino Seco
Viognier* Branco Fino Seco Não Aromático
Cooperativa Viti-Vinícola Aliança Ltda. Chardonnay A Branco Fino Seco Não Aromático
Chardonnay B Branco Fino Seco Não Aromático
Gewurztraminer Branco Fino Seco Aromático
Moscato Giallo Branco Fino Seco Aromático
Sauvignon Blanc Branco Fino Seco Aromático
Tannat* Tinto Fino Seco
Estrelas do Brasil Indústria e Comércio de Vinhos Ltda. Riesling Itálico Vinho Base Espumante
Chardonnay Branco Fino Seco Não Aromático
Fortaleza do Seival Vineyards - Vitivinicultura Ltda. Pinot Grigio Branco Fino Seco Não Aromático
Pinot Noir Tinto Fino Seco Jovem
Sauvignon Blanc* Branco Fino Seco Aromático
Tannat I Tinto Fino Seco
Tannat II Tinto Fino Seco
Viognier Branco Fino Seco Não Aromático
Touriga Nacional Tinto Fino Seco
Frutini - Fruticultura Aliprandini Ltda. Cabernet Sauvignon* Tinto Fino Seco Jovem
Lovara Vinhos Finos Ltda. Merlot II Tinto Fino Seco
Riesling Itálico* Branco Fino Seco Não Aromático
Moët Hennessy do Brasil - Vinhos e Destilados Ltda. Riesling Itálico/Pinot Noir/Chardonnay Vinho Base Espumante
Pizzato Vinhas & Vinhos Ltda. Merlot II* Rosé
Rasip Agropastoril S.A. Cabernet Sauvigon I Tinto Fino Seco
Cabernet Sauvigon II Tinto Fino Seco
Merlot I* Tinto Fino Seco
Merlot II Tinto Fino Seco
Sanjo - Cooperativa Agrícola de São Joaquim Cabernet Sauvignon Rosé
Cabernet Sauvignon I Tinto Fino Seco
Villa Francioni Agro Negócio S.A. Sangiovese Tinto Fino Seco
Vinhos Don Laurindo Ltda. Ancelotta* Tinto Fino Seco
Cabernet Sauvignon Tinto Fino Seco
Malbec Tinto Fino Seco
Merlot Tinto Fino Seco
Tannat Tinto Fino Seco
Vinhos Salton S.A Indústria e Comércio S. A. Chardonnay/Riesling Itálico Vinho Base Espumante
Cabernet Franc I Tinto Fino Seco
Cabernet Sauvignon II Tinto Fino Seco
Chardonnay IV * Branco Fino Seco Não Aromático
Gewurztraminer Branco Fino Seco Aromático
Malbec Tinto Fino Seco
Moscato Giallo Branco Fino Seco Aromático
Tannat I Tinto Fino Seco
Teroldego Tinto Fino Seco
Vinícola Casa Motter Ltda. Ancelotta* Tinto Fino Seco
Tannat Tinto Fino Seco
Teroldego Tinto Fino Seco
Vinícola Cave de Amadeu Ltda. Pinot Noir/Cabernet Sauvignon/ Merlot Rosé
Cabernet Sauvignon* Tinto Fino Seco Jovem
Vinícola Dom Cândido Ltda. Marselan Tinto Fino Seco
Vinícola Gheller Ltda. Chardonnay Vinho Base Espumante
Vinícola Giacomin Ltda. Ancelotta Tinto Fino Seco
Merlot I Tinto Fino Seco
Merlot II Tinto Fino Seco
Moscato Giallo II* Branco Fino Seco Aromático
Vinícola Góes & Venturini Ltda. Chardonnay* Branco Fino Seco Não Aromático
Tannat II Tinto Fino Seco
Vinícola Miolo Ltda. Chardonnay/Pinot Noir I* Vinho Base Espumante
Chardonnay/Pinot Noir II Vinho Base Espumante
Cabernet Sauvignon I Tinto Fino Seco
Chardonnay I Branco Fino Seco Não Aromático
Chardonnay II Branco Fino Seco Não Aromático
Merlot II Tinto Fino Seco
Merlot III Tinto Fino Seco
Vinícola Monte Lemos Ltda. Merlot Rosé
Vinícola Perini Ltda. Ancelotta I Tinto Fino Seco
Ancelotta II Tinto Fino Seco
Cabernet Franc Tinto Fino Seco
Cabernet Franc/Merlot Rosé
Cabernet Sauvignon I Tinto Fino Seco
Marselan* Tinto Fino Seco
Merlot II Tinto Fino Seco
Tannat Tinto Fino Seco
Vinícola Peterlongo S.A. Riesling Itálico/Trebbiano/Chardonnay Vinho Base Espumante
Merlot Rosé
* Os 16 vinhos apresentados no evento do dia 29/09/2007

As notas dos 16 vinhos selecionados da Safra 2007


XV AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS - SAFRA 2007

Mediana Mediana Nota Mediana
Ordem Número da Amostra Variedade Seleção Mesa Comentarista Público
1 157 Vinho Base Espumante (50% Chardonnay 50% Pinot Noir) 87,5 85 88 86
2 170 Riesling Itálico 86,0 85 84 85
3 42 Viognier 85,0 84,5 89 83
4 190 Chardonnay 86,5 86 92 88
5 13 Chardonnay 87,0 87 86 87
6 161 Sauvignon Blanc 87,0 88 88 88
7 97 Moscato Giallo 85,0 86 88 86
8 145 Merlot 87,5 86 85 85
9 215 Cabernet Sauvignon 84,5 84 85 84
10 108 Cabernet Sauvignon 85,0 85 86 84
11 127 Marselan 87,5 88 89 86
12 176 Merlot 87,0 86 86 87
13 207 Merlot 88,0 88 88 88
14 210 Ancellotta 87,0 86 86 86
15 260 Tannat 88,0 86 83 85
16 30 Ancellotta 87,5 85,5 88 86




Investidores aplicaram R$ 33 milhões
no Spa do vinho em Bento Gonçalves


O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, que se tornou nacionalmente conhecido pela qualidade dos vinhos produzidos por 32 vinícolas e pela grande oferta de enoturismo, agora quer conquistar visitantes internacionais. Inaugurou, dia 30 de setembro, o Villa Europa Hotel & Spa do Vinho Caudalie Vinothérapie, um projeto que envolve vários empreendedores da serra gaúcha, uma empresa catarinense, franceses da Caudalie e a rede hoteleira internacional Accor. O hotel vinha funcionando, experimentalmente, desde julho, mas, ontem, em jantar oferecido a autoridades, empresários e jornalistas especializados de todo o País, foi oficialmente inaugurado.
O evento foi prestigiado por grandes empresários, como Raul Randon, Clóvis Tramontina e Darcy Miolo, pelo governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silva, e pelo ex-governador Germano Rigotto. A governa Yeda Crusius não compareceu, mandou representante, o que deixou magoados os representantes do setor vitivinicola e do turismo.
O empreendimento, com 12 mil m2 de área, já custou R$ 33 milhões e criou 100 novos empregos no Vale dos Vinhedos. Possui 104 apartamentos de luxo e 24 suítes com lareira, banheira de hidromassagem e varandas sobre a paisagem magnífica do vale. O projeto inicial foi de Vera Zaffari, inspirado em antigas vilas da toscana italiana. O principal investidor é a Vinícola Miolo, cujos dirigentes – Paulo, Darci e Antônio Miolo – acreditam que o hotel dará grande impulso ao turismo no vale, que já recebe 130 mil pessoas por ano. Os demais empreendedores são SCA Móveis, Multimix, Concresul, Proton Granitos, Isoar, Altero Metais, Topema, Metais Meber e Art dês Caves, com parcerias da Tramontina e da Sierra Móveis. Os investidores serão remunerados por um rateio mensal dos resultados obtidos pelo hotel.
A construção foi responsabilidade da empresa de Joinville Prisma Engenharia, Harvest & Atrio Hotéis, especializada na construção de hotéis para redes hoteleiras internacionais e que já construiu 10 hotéis na Região Sul. É a responsável, inclusive, pelos hotéis Ibis do Moinhos de Vento e Mercure do Aeroporto, que estão sendo erguidos em Porto Alegre. A bandeira é da francesa Accor. Os diretores da Prisma, Aldemir e Déborah Villas-Bôas Dadalt, são diretores do Hotel Villa Europa. Eles contrataram Celso Terra Assunção para gerente-geral e fizeram a festa de inauguração com atendimento do chef Philippe Remondeau e do “pâtisserie” francês Fabrice Leuval.
O hotel possui todos os serviços de um hotel cinco estrelas, restaurantes e “trattorias”, chá da tarde ao som de violinos, “pâtisserie”, bar com lareira, adega com 40 mil garrafas dos melhores vinhos do mundo e todos os produzidos no Vale dos Vinhedos, biblioteca temática, trilhas, centro de eventos e heliponto. A novidade está na Vinoterapia, o uso terapêutico dos produtos provenientes da videira, feitos pela francesa Caudalie, que abriu, com esta iniciativa, sua primeira franquia abaixo do Equador. É hoje considerada a alternativa mais eficaz para aqueles que buscam rejuvenescimento, relaxamento e desintoxicação de forma absolutamente natural. O método foi criado pela farmacêutica Mathilde Cathiard Thomas, herdeira do Chateau Smith Haut Lafitte, vinícola responsável por um dos mais prestigiados Grand Cru Classè bordaleses. Encantada com a abertura de seu quinto spa mundial, Mathilde enviou uma mensagem especialmente gravada para a cerimônia de inauguração do empreendimento, afirmando estar absolutamente certa do sucesso do Spa do Vinho Caudalie Vinothérapie.
O spa do Villa Europa é um ambiente mágico. Uvas frescas são servidas à vontade, um leve aroma de ervas aromáticas e flor de uva permeia o ar. As salas de tratamentos remetem à vinha e à natureza da região. A sensação geral após um banho Caudalie é de profundo relaxamento e bem estar, preparando a pele para a seqüência de tratamentos que o cliente recebe no Spa do Vinho. Dentre estes banhos, o de barrica (Bain Barrique) é considerado o mais emblemático e prazeroso, não apenas pelos benefícios descritos acima, mas também pela ambientação da cabine onde é realizado, revestida em grapia, madeira que os antigos vinicultores gaúchos utilizavam na confecção dos barris para envelhecimento do vinho. As diárias do hotel estão entre R$ 450,00 e R$ 1.500,00, sem incluir a utilização do SPA.
A Miolo aproveitou a ocasião e lançou o vinho super premium VE, exclusivo para os hóspedes e visitantes do empreendimento, produzido a partir de uvas Merlot importadas da França e cultivadas nos vinhedos do Villa Europa. O jardim convencional do Spa, inicialmente projetado para os 5 hectares do Villa Europa, foi transformado em área de cultivo para 7.500 mudas de uva Merlot. O vinhedo conta com excelente localização, pois está instalado no lote 41, ao lado do famoso lote 43, considerado um das melhores terroirs do Brasil e que originou o vinho Lote 43, elaborado somente em safras excepcionais.

Ausência da governadora Yeda Crusius
deixa magoados os empresários


Não convidem os vitivinicultores gaúchos para beber uma merlot, o novo vinho ícone da serra gaúcha, à mesma mesa, com a governadora Yeda Crusius. Eles ficaram magoados porque ela, apesar de convidada, não compareceu a um dos principais eventos da vitivinicultura brasileira, a 15ª Avaliação Nacional de Vinhos, em Bento Gonçalves, dia 29 de setembro, nem à inauguração do Spa do Vinho, domingo, dia 30, à noite, no Vale dos Vinhedos, no qual vários empreendedores da serra aplicaram R$ 33 milhões para qualificar a hotelaria, os serviços e o turismo na região. Quem brindou com os empresários, entre os quais Darcy Miolo, Raul Randon e Clóvis Tramontina, foi o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, e o ex-governador Germano Rigotto, muito aplaudidos. Luiz Henrique elogiou o desenvolvimento da região, o uso da biotecnologia que aumenta a qualidade dos vinhos e citou John Lennon e Pablo Neruda. Disse que, ao contrário do que afirmou Lennon, “o sonho não acabou”, e, de Neruda, citou: “Morre lentamente quem não viaja, quem não lê e quem não bebe um bom vinho”.

Mágoa II

No final da Avaliação dos Vinhos, o presidente da Associação Brasileira de Enologia, Dirceu Scottá, leu um protesto contra a ausência da governadora. Segundo os vinhateiros, ela poderia ter mandando, ao menos, um representante, como o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, no evento dos vinhos, e o secretário do Turismo, Augusto Lara, na inauguração do Villa Europa Hotel & Spa Caudalie Vinothérapie.

Espumante à vontade

Várias empresas estão ajudando a divulgar o espumante produzido no Rio Grande do Sul. Alto das Videiras, Cadoro, Casa Brasil, Evviva Bertolini, Fiat, Saccaro, Spa do Vinho e Vinícola Aurora estão entre as empresas que apóiam o Aurora Boreal, evento que acontecerá, dia 6, em Bento Gonçalves, no Hotel Villa Michelon. Mais de 3 mil litros da bebida serão servidos aos convidados.

Singular Tempranillo

Lidio Carraro lança safra 2006 de seu Singular Tempranillo. Lote exclusivo de 3.350 garrafas. Um vinho marcante, este é o Lidio Carraro Singular Tempranillo, que volta ao mercado com a safra 2006, em lote limitado de 3.350 garrafas. Taninos maduros e longa persistência com retrogosto de torrefação e chocolate fazem deste vinho uma experiência inesquecível.
Sucesso absoluto em seu lançamento, sua primeira safra, em 2005, esgotou após cinco meses de seu lançamento, o Singular Tempranillo é elaborado pela Vinícola Boutique Lidio Carraro nas terras de Encruzilhada do Sul, Serra do Sudeste, Rio Grande do Sul. As videiras são conduzidas pelo sistema de espaldeira, com uma produção limitada a 1,5kg de uva por planta. A poda verde mantém o correto equilíbrio das plantas e reduz a produção da fruta, o que para o vinho é excelente, pois a uvas concentram mais seus compostos, dando maior expressão de sabores e aromas.
Elaborado com uvas 100% Tempranillo, este vinho apresenta coloração vermelho rubi com reflexos violáceos. Uma explosão aromática de frutas secas, figo, passas, abrindo para notas predominantes de amêndoa, nozes, castanha, café, licor de cacau e tabaco. No paladar destaca-se pela excelente estrutura, apresenta taninos consistentes seguido de grande intensidade de sabor. Um vinho surpreendente.O Lidio Carraro Singular Tempranillo 2006 tem teor alcoólico de 13,8% e é apresentado em garrafas de 750ml a um preço médio de R$ 52,00 no mercado.

Nenhum comentário: