terça-feira, 11 de setembro de 2007

Vinho da safra 2008 será bom

Vamos ter bom vinho em 2008

Um dos elementos que antecipa a qualidade de futuras safras de vinho está se manifestando na serra e na campanha gaúchas, o que leva os entendidos a dizer que a safra de 2008 será de alta qualidade. O frio intenso e regular provocou brotação tardia, o que resultará numa produção uniforme e sem falhas nas videiras, garantindo a qualidade do vinho. De acordo com o engenheiro agrônomo da Vinícola Salton, Agliberto Bianchi, o número de horas de frio abaixo de 10ºC foi o principal fator. Até 30 de agosto foram 1.124 horas, quando a necessidade seria de 500 horas para um bom resultado. “O número de geadas na Serra Gaúcha ultrapassou 40 este ano”, acrescentou.

Vinho 2008 II

O chardonnay, primeira variedade a brotar, só agora começa a mostrar sinais em lugares mais baixos, como o Vale do Rio das Antas. Um atraso em torno de 15 a 20 dias em relação aos anos normais, quando costuma iniciar entre 15 e 20 de agosto. Também passou a época de maior risco na brotação. “Nos últimos anos, há grande preocupação pela geada que acontece na Semana da Pátria. Já passamos desse período e não há sinal de que ela virá. Uma excelente notícia para todos.” A pinot noir, segunda a germinar, também está em estado dormente. Sua brotação, que costuma acontecer uma semana a 10 dias após o chardonnay, é esperada para iniciar em torno do dia 15.

Vinho 2008 III

Na região da Campanha, especialmente em Bagé, onde a Salton mantém parceria com 28 produtores de 200 hectares de vinhedos, a situação é semelhante. Lá foram registrados mais de 50 geadas neste ano. Em Santana do Livramento, onde há 100 hectares de videiras destinadas à Salton, foram mais de 40 geadas. Nessas áreas, a brotação do chardonnay está com brotação atrasada em torno de 20 dias.

Miolo

Embalada pela valorização do espumante nacional no Brasil e no mercado externo e pela expectativa de se tornar a 3ª maior produtora da bebida até o final do ano, o Miolo Wine Group lançou dois novos produtos elaborados na Fazenda Ouro Verde, no Vale do São Francisco, na Bahia. São o Terranova Brut e o Terranova Demi-Séc, elaborados a partir das variedades chenin blanc, sauvignon blanc e verdejo. A Miolo passou a ter seis espumantes no mercado e produz mais de dois milhões de garrafas/ano só de espumantes.

Spa do vinho

O esperado Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos, vai ser, finalmente, inaugurado, dia 30 de setembro, em Bento Gonçalves. Um prédio imponente, sobre uma colina, no meio dos vinhedos, com 127 apartamentos e heliporto, o empreendimento tem o nome de Villa Europa Hotel & Spa do Vinho Caudalie Vinothérapie. O Miolo Wine Groupu, um dos donos, aproveitará para fazer o lançamento do superpremium VE, exclusivo do spa, com uvas merlot cultivadas ao redor do hotel. Haverá dois tipos de banhos com vinhos e outros tratamentos de beleza com óleos de uvas.

Aurora

A família Marcus James da Vinícola Aurora ganhou um integrante elaborado com a uva carmenére. O vinho é elaborado pelo processo tradicional de vinificação em tinto, com maceração prolongada e controle de temperatura. Os apreciadores encontrarão o vinho em garrafas de 750 ml e com indicação para servir entre 14ºC e 16°C. De caráter frutado e herbáceo, é um vinho que não passa por barricas de carvalho. De intensa cor rubi, o Marcus James Carmenére é perfeito acompanhamento para pratos com carnes vermelhas, embutidos como salames e lingüiças, bacalhoada, queijos médios, como o Gouda, e massas com molhos condimentados.

Espumante

O enólogo Adolfo Lona já está preparando o Encontro do Espumante que realizará, dia 10 de novembro, no Grêmio Náutico União. São esperadas mais de 800 participantes. Os interessados devem procurar informações pelo e-mail financeiro@adolfolona.com.br

Peterlongo

A Plenna – Solução em Comunicação, conquistou a conta publicitária nacional da Vinícola Peterlongo S.A.. Responsável pelo primeiro champagne produzido no Brasil. A Peterlongo atua desde 1915 no mercado vitivinícultor e, este ano, espera crescer 30% em relação a 2006.

Carmenère

A Sulvin lançou o Casa de Amaro Reserva Carmenère - Safra 2005. O vinho, resultado do amadurecimento em barricas de carvalho francês durante 210 dias, foi desenvolvido pelo enólogo Evandro Zanetti.

Adesão

A Vinícola Garibaldi aderiu ao Wines From Brazil, projeto que há cinco anos vem executando ações de promoções de vinhos finos e espumantes fora do país. O objetivo é exportar mais vinho.

Nenhum comentário: