sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Uma Degustação Com os Vinhos do Poderoso Chefão

Os vinhos produzidos pelo cineasta Francis Ford Coppola no Napa Valley, a famosa região vinícola da Califórnia, nos Estados Unidos, foram apresentados, em Porto Alegre, pela enóloga Maria Amélia Duarte Flores, em concorrido jantar no restaurante Peppo (rua Dona Laura, 161), de Pedro Hoffmann. Foram apresentados seis vinhos, com destaque para um raríssimo cabernet sauvignon Cask 1880, safra 2003, que passou 26 meses em barricas de carvalho francês e que está no mercado por R$ 450,00 a garrafa. É um vinho digno de “O Poderoso Chefão”, a obra cinematográfica de Coppola. Os produtos de Coppola já estão nas casas especializadas de Porto Alegre.

Maria Amélia falou sobre os vinhos, que acompanharam pratos preparados pelo chef Cícero Ribeiro do Vale. A jornalista Laura Schirmer ajudou Pedro Hoffmann a receber os convidados.
O couvert foi com mini pães coloridos, pão ciabata, pizzetas, cogumelos, patê de fígado e manteiga, acompanhados por espumantes brasileiros. Depois, mini salada verde com salmão defumado, tomates secos, mussarela de búfala e uvas passa, com um Coppola Bianco 2004 Pinot Grigio, dos vinhedos de Monterrey, na Califórnia, um vinho com aroma de melão, mel e frutas tropicais, cítrico, leve, refrescante.

O primeiro prato foi “pollo al miele di Dijon”, um peito de frango grelhado, ao molho de mel e mostarda de Dijon, acompanhado por risoto de espinafre e um Francis Ford Coppola Diamond Series Chardonnay, vinho rico, denso, com breve contato com barrica de carvalho, com madeira mais sutil que os tradicionais chardonnays americanos, com aroma de frutas brancas e cítricas, papaya, pêra e abacaxi, notas de mel e amêndoas, na boca, sabores de maçã, goiaba e nectarina. Antes do segundo prato, foi feita uma degustação especial com três grandes tintos. Primeiro, o Diamond Series Pinot Noir 2005, aroma de frutas como cerejas, ameixas, leve acidez., um vinho diferente, com perfume de morangos, cerejas e alfazema; depois, da mesma coleção, o Merlot 2003, elaborado com 10% de syrah, aroma intenso de mirtilo e framboesa, de ervas finas, agradável perfume de cravo e canela, vinho complexo e elegante, macios e suaves taninos, envelhecido em barricas de carvalho francês; finalmente, um Niebaum Coppola Cask 1880 Cabernet Sauvignon, envelhecido 26 meses em barricas de carvalho francês, um dos melhores vinhos de Coppola, um raríssimo cabernet que mereceu nota 90 da Wine & Spirits, textura aveludada na boca, taninos macios envolvendo aromas de cereja, cassis, cacau e baunilha francesa.

O segundo prato foi “medaglioni alle fragole”, medalhões de filé cobertos por morangos ao molho balsâmico, acompanhados de garganelli colorido ao molho de gorgonzola, e um vinho Coppola Rosso 2004 Zinfandel, Syrah e Cabernet Sauvignon, macio e delicado, ideal para se beber jovem. A sobremesa foi “charlotte di cioccolato e nociole”, acompanhado por um licor artesanal de chocolate feito pela Milena Gava (milena-gava@hotmail.com).

Nenhum comentário: