quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Carne de cordeiro com selo de garantia

Rio Grande do Sul tem primeira certificadora de carne ovina do País. Os consumidores exigem, cada vez mais, alimentos seguros, de qualidade, com origem conhecida e que, de preferência, tragam alguma certificação que assegure esses atributos.
O Selo Cordeiro Herval Premium trata-se da primeira certificação de carne ovina do País. Desenvolvido por produtores gaúchos em parceria com Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e com Sebrae/RS o selo garante ao consumidor carne macia, saudável e saborosa, e, ao ovinocultor, remuneração diferenciada por sua produção.
Para garantir isso, o Conselho Regulador do Cordeiro Herval Premium, entidade responsável pela emissão do selo, realiza triagem nos rebanhos a campo e nas carcaças, após o abate no frigorífico. As características observadas envolvem idade do animal, sanidade e nível de gordura corporal. Segundo o gerente executivo da entidade, o engenheiro agrônomo Clovis Ávila, para receber o selo, a carcaça deve obedecer a critérios rigorosos pré-determinados. “Para ser considerado Herval Premium, o cordeiro deve manter, ainda, sua primeira dentição, o que garante sua jovialidade. E o nível de gordura corporal deve ser intermediário, isto é, usamos uma escala de um a cinco, na qual nossos animas enquadram-se entre três e 3,5”, explica Ávila.
Os critérios de qualidade da carne foram definidos por meio de pesquisas realizadas com consumidores, desenvolvidas pela Ufpel e pelo Sebrae. O resultado revelou que a preferência são cortes pequenos, que facilitam o preparo de pratos individuais, em restaurantes, ou de receitas para consumo de duas a quatro pessoas. A pouca gordura também foi característica citada e, ainda, maciez da carne e sabor.
Para atender a essa demanda, a carne ovina ideal ao consumo deve ser de animais dente de leite. Nessa época os animais têm pequeno porte e ainda não desenvolveram gordura saturada (a gordura esbranquiçada). E para garantir maciez e suculência da carne os animais devem manter nível de gordura mediana. Com essas características, a carne não desenvolve gosto acentuado (ranço). Outro ponto é a higienização dos abates. O selo Herval Premium é emitido apenas mediante abate em frigorífico licenciado pelo Ministério da Agricultura.

Histórico

O Conselho Regulador do Cordeiro Herval Premium foi criado em 1999 por produtores de ovinos do sul do Estado. O projeto iniciou a fim de identificar rebanhos de qualidade diferenciada de produtores da serra do sudeste do RS, uma das maiores regiões produtoras de ovinos do País. A partir deste ano, a entidade passou a certificar animais produzidos em todo Estado e abatidos no Frigorífico Mercosul. O trabalho é feito por técnicos treinados em diversas regiões do Estado.

Cortes

Além do tamanho, a variação dos tipos de cortes também é uma novidade no consumo de ovinos. Os cortes assemelham-se com as tradicionais peças de carne bovina: filet, picanha, contra-filet, lombo. E outros cortes característicos como carré francês, bastante utilizado na gastronomia sofisticada. Pernil sem osso ou até mesmo o pernil inteiro, porém com tamanho reduzido devido à idade de abate dos cordeiros.

Dados do Setor

O Rio Grande do Sul detém parte significante do rebanho brasileiro de ovinos, cerca de 1/4 do total. Segundo o censo do IBGE de 2005, o País reúne cerca de 16 milhões de ovinos. E sua distribuição é concentrada em torno de 60% na região Nordeste e 36% no Sul do País. Sendo a metade sul gaúcha responsável por 19% do total do rebanho brasileiro.
Mais informações:Tatiana de la Torre - Reg. 10866, Assessoria de Imprensa do Conselho Regulador Cordeiro Herval Premium - tati.delatorre@gmail.com
53 81180537/51 93035522

Nenhum comentário: